SHARE

Mais de quatro anos depois e pela quarta vez na história da competição, três jogadores compartilham o estatuto MVP da jornada da Liga Dia, campeonato espanhol de basquetebol sénior feminino.

E este feito diz muito aos moçambicanos. Porquanto, e era de esperar, Tamara Seda do RPK Araski foi indicada esta segunda-feira como jogadora mais valiosa da 20ª jornada, juntamente com AtonyeNyingifa (Durán Maquinaria Ensino) e Tinara Moore (Cadí La Seu).

Domingo, no dérbi basco, Seda fez a diferença com 23 pontos, nove ressaltos e três roubos de bola conduzindo o RPK Araski a uma vitória sobre o IDK Euskotren, por 79-65. A valorosa poste foi secundada, neste jogo, por Tania Perez que contabilizou 11 pontos e três ressaltos em 22 minutos na quadra.

No alto dos 1.93 metros, a valorosa poste moçambicana teve um registo de 57% nos tiros de campo (8-14) e 88% na linha de lances livres (7 em 8). Números que permitiram fazer história na Liga Dia, até porque esta temporada foram registados quatro MVPs compartilhados, mas todos eles para dois jogadores.

Esta temporada, Tamara Seda contabiliza 20 jogos (23.43 minutos/jogos), sendo que a sua média de pontos é de 10.7 e ainda 6.5 ressaltos (3.9 defensivos e 2.6 ofensivos).

Além disso, as distinguidas já receberam o prémio. Para Nyingifa, é sua terceira indicação (e a sexta de sua carreira na LF Endesa).

Facto curioso é que duas das três MVP’S disputaram há alguns dias o pré-olímpico mundial pelas suas seleçcões: Tamara Seda, que representou Moçambique, e Nyingifa, que ajudou a Nigéria a qualificar-se os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A conta de jogadores africanos com o MVP semanal desta temporada é agora nove

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here